De Capoeiras Nasce
Uma Nova Prata
Inicialmente a região de Nova Prata era habitada por tribos de índios "Coroados" que só por volta de 1850 mantiveram o 1° contato com pessoas brancas civilizadas descendentes de espanhóis.
Em 1865 os índios coroados venderam suas terras a Fidel Diogo Filho. Em homenagem aos primeiros habitantes dessa plaga, em um dos hotéis de Nova Prata e denominado Hotel Coroados.
Por volta de 1865 apareceram os 1° habitantes de origem portuguesa, Ribeiro e da Silva. Formou-se um pequeno lugarejo e logo em seguida chegaram os Martins, os Moreiras e os Telles.Nova Prata foi emancipada com o nome de Prata em 11 de Agosto de 1924, como já existia um município em outro estado com esse nome o IBGE, resolveu denominar o nosso município de Nova Prata. Foi emancipada por portugueses e colonizada por italianos, poloneses, alemães(...).
Capital Nacional doPontos turísticos
Parque de Águas Termais Caldas de Prata
As águas termais são uma união perfeita da natureza e da criatividade humana a serviço do bem-estar, com suas águas que chegam a 41ºC localizadas à 14 Km da cidade. 
Cascata da Usina localiza junto das Águas Termais Caldas de Prata
Museu Domingos Battistel
Casarão antigo, construído por volta de 1914. O nome é em homenagem ao agricultor pratense que doou a maior parte do acervo. Peças utilizadas no dia-a-dia dos primeiros imigrantes. Casas Típicas Polonesa
Museu Rural
É constituido por objetos antigos usados por imigrantes italianos e poloneses com um restaurante de grastromia italiana.Localizado no bairro Gramado.Pórticos de Pedra, nas entradas sul e norte da cidade
![]() |
| Representa a religiosidade, a extração do Basalto a seu aperfeiçoamento e aproveitamento da pedra. |
Em 1889 Silvério de Araújo doa uma boa área de terra e faz erigir uma pequena igrejinha em madeira, ele solicitou que fosse a pequena Igreja uma homenagem ao santo de sua devoção "São João Batista.
Em 1942, 11 de maio é inaugurada a atual Igreja Matriz. Nessa mesma ocasião é tomada como padroeira a Nossa Senhora Aparecida, fazendo saber a população que o templo séria elevado a santúario da mesma.
Hoje a Igreja Matriz responde por 22 comunidades no total, entre comunidades do interior e dos bairros e mais a Gruta Nossa Senhora de Lurdes.
Em 1947 o padre Adolfo Luís Fedrizzi preocupado em ver os mais necessitados, com recursos da paróquia adquiriu o Hospital São João Batista, montou uma parceria com as irmãs do imaculado coração de Maria.
Em 1948 as atividades do mesmo passaram a ser da responsabilidade da paróquia de Nova Prata.
Sua missão e promover a qualidade de vida e bem-estar da população atendida nas suas dependências, buscando a melhoria contínua em todos os serviços prestados.

A cultura de nosso município:
Em 1992 nasce o Bailado Gaúcho, pesquisa e divulga o folclore brasileiro com vasto repertório de danças e canções gaúchas, nordestinas, cariocas, afro-brasileia e da região amazônica . O grupo teve destaque nas participações em eventos e Festivais de Folclore no Brasil e internacional. É idealizado de vários eventos no município, Festival internacional de Folclore de Nova Prata.
Temos também dois grupos tradicionalistas, Querência do Prata e Retorno à Querência, que seguem o lema, "Chimarreando no presente pela glória do passado." Essa foto registra a visita de nosso CTG aos EUA.
Com o objeto de melhorar o Meio Ambiente e a Saúde, a Comunidade da Linha Garibaldi, Rio Branco, iniciou no ano de 1997, um trabalho de produção ecológica, produtos sem agrotóxicos, orientados e assessorados pela Igreja, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal. Para diversificar e ampliar mais a produção ecológica o Grupo instalou uma pequena Agroindústria na Comunidade, produzindo molho de tomate, massa de tomate, suco de uva e conserva de pepino, com objetivo de atender sempre mais e melhor o consumidor, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os próprios produtores e aos consumidores e suas famílias.| Nova Prata, hoje. |
Nova Prata hoje está com 87 anos, continua evoluindo com um povo muito acolhedor.
Esse é um pequeno resumo da história da minha cidade.Aqui é bom de se viver!
Visite-nos
Biografia:
Fotos retiradas do:
CTG





